Pedra Aguda

PONTO DE INTERESSE GEOLÓGICO: PEDRA AGUDA E BARRA ALEGRE

As rochas da região de Barra Alegre guardam uma história geológica que começa a ser contada em quase 630 Milhões de anos atrás e que teve seu momento mais importante há cerca de 580 Milhões de anos, quando se formou a rocha denominada Granito Barra Alegre. O nome Barra Alegre foi dado porque estas rochas foram observadas pela primeira vez aqui.

Os geólogos podem afirmar que o maciço rochoso Pedra Aguda, que ocorre num conjunto de rochas denominado Complexo Rio Negro, é mais velho que o Granito Barra Alegre cerca de 50 Milhões de anos. Isto é confirmado pela idade de formação de minerais da rocha (obtida por análises feitas em laboratórios de alta tecnologia) e pelas relações observadas diretamente nas rochas da região, onde o Granito Barra Alegre se posiciona cortando o Complexo Rio Negro que, portanto, já existia quando o granito se formou. Veja no Mapa Geológico (Figura 1), onde você está neste momento e as rochas existentes na área (cada cor no mapa representa um conjunto de rochas distinto dos demais em evolução geológica, composição e idade).

Figura 1 - Mapa Geológico da Região de Barra Alegre e Doutor Elias. As cores diferentes representam grupos de rochas distintos.
Figura 1 - Mapa Geológico da Região de Barra Alegre e Doutor Elias. As cores diferentes representam grupos de rochas distintos.

Como se formaram as rochas da região

As rochas da região têm sua origem na formação de um grande continente que existiu no passado da Terra denominado Gondwana (ver Figura 2), que se formou pela colisão de várias massas continentais (Figura 3). Nestes eventos geológicos a pressão e temperatura são muito altas e ocorre a fusão de rochas. Este processo é o mesmo que hoje ocorre na cadeia dos Himalaias onde a Índia está em colisão com a placa asiática. Ou seja, naquele momento, as rochas que hoje vemos em Bom Jardim estavam se formando a dezenas de quilômetros de profundidade. É importante destacar que a fusão da rocha no interior da Terra forma um material de comportamento líquido chamado magma e que o granito é uma rocha magmática, gerado por cristalização (resfriamento) de um magma de composição apropriada. 

Durante este processo, as rochas da Pedra Aguda, que também foram anteriormente originadas a partir da cristalização de um magma, já existiam e ficaram submetidas a estas altas pressões e temperaturas. Com isto, foram muito modificadas, passando a serem denominadas de rochas metamórficas que, na região, correspondem a gnaisses e migmatitos.

Há cerca de 130 Milhões de anos o Gondwana se fragmentou e se formou o Oceano Atlântico. Perto da cidade de Bom Jardim pode-se observar rochas relacionadas à separação do Gondwana e formação do Oceano Atlântico.

Figura 2 - O antigo continente Gondwana, formado há cerca de 500 milhões de anos e quebrado há 130 milhões de anos.
Figura 2 - O antigo continente Gondwana, formado há cerca de 500 milhões de anos e quebrado há 130 milhões de anos.
Figura 3 - Esquema de uma colisão continental.
Figura 3 - Esquema de uma colisão continental.

Granito Barra Alegre

Fotografia 1 - Paisagem típica das áreas de ocorrência do Granito Barra Alegre.
Figura 2
Figura 3
Fotografias 2, 3 e 4 - Aspectos do Granito Barra Alegre. O mineral retangular, claro, que se destaca dos demais é o feldspato.
Fotografia 5 - Granito Barra Alegre visto no microscópio. O grande mineral com textura em xadrez é o feldspato.

Migmatito Rio Negro

Figura 6
Fotografias 6 e 7 - Serra do Macabu e Pedra Aguda, paisagem típica das áreas de ocorrência dos gnaisses e migmatitos Rio Negro.
Figura 8
Fotografias 8 e 9 - Aspectos das rochas gnáissicas e migmatíticas Rio Negro. Observar a orientação da rocha causada pelas altas pressões e temperaturas a que foi submetida.

Outras rochas

Fotografia 10 - Contato entre os Granitos Barra Alegre e São José do Ribeirão (mais
Fotografia 11 - Diorito (rocha mais fina e escura) “corta” o Granito Barra Alegre. É, portanto, mais nova que o granito.
Fotografia 12 - Unidade Imbé - veja no Mapa Geológico. O mineral vermelho é denominado granada.

As rochas e a paisagem

Sugerimos que você observe cuidadosamente as informações e fotos a seguir. Depois, aconselhamos que realize um passeio pela região observando as rochas que estão descritas. Veja no mapa da Figura 1 onde ocorrem os tipos diferentes de rochas e visite os vários locais. Aproveite para visitar os vários pontos do Circuito Turístico Eco-Rural Pedra Aguda. 

Veja na Fotografia 1 a paisagem típica formada pelo Granito Barra Alegre. Nas Fotografias 2 e 3 podem ser observados os aspectos mais comuns deste granito. A Fotografia 4 corresponde a uma amostra coletada e levada ao laboratório para análise e datação. Na Fotografia 5 observa-se uma imagem da rocha conforme vista em microscópio. O grão com estampa em xadrez corresponde ao mineral claro (feldspato) que se destaca na rocha. 

A belíssima imagem da Pedra Aguda (Fotografias 6 e 7) está relacionada ao tipo de rocha que a compõe: os gnaisses e migmatitos Rio Negro. Veja nas Fotografias 8 e 9 imagens das rochas típicas.  Outros tipos de rochas também são encontrados, porém em áreas restritas e menores quantidades. Veja nas Fotografias 10, 11 e 12. Os objetos que aparecem nas fotografias servem para orientá-lo quanto ao tamanho dos minerais das rochas.

Depois de passear por esta aprazível localidade, volte a este painel e veja se pôde identificar os  tipos de rochas descritos. Esperamos que tenham conseguido entender um pouco mais da história mais antiga da região: aquela contada pelas rochas.

Circuito Turístico Eco-Rural Pedra Aguda

Situada em Córrego de Santo Antônio, no distrito de Barra Alegre, Bom Jardim, a Pedra Aguda é uma das mais belas paisagens da região, dominada pela imponente Serra de Macabu. Santo Antônio, a 24 km de Bom Jardim, é porta de entrada para Nova Friburgo, via São Pedro da Serra (11km) e Lumiar (15km), integrando um circuito intermunicipal rico em turismo eco-rural.

O Circuito da Pedra Aguda é um convite para se conhecer uma região com importantes remanescentes de Mata Atlântica, além de um incentivo ao contato com a hospitaleira população local. O lugar oferece a oportunidade de se desfrutar de um modo de vida simples. Também permite a prática de esportes como montanhismo, escalada e caminhada, ou simplesmente, propicia o relaxamento e bem estar.

O Circuito reúne o maior grupo de RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural do Brasil e está inserido em uma APA – Área de Preservação Ambiental municipal, garantindo, assim, um turismo comprometido com a preservação e o desenvolvimento sustentável.

Bem-vindo ao Circuito Turístico Eco-Rural Pedra Aguda, uma iniciativa da Associação.

“A Terra levou alguns bilhões de anos para construir as rochas, os minerais, as montanhas e os oceanos. Proteja esta obra-prima!”

Logotipos_Placa Pedra Aguda
Fonte/Créditos do conteúdo desta página:

Elaboração: Julio Cezar Mendes; Patrícia Duffles Teixeira; Gabriel Corrêa de Matos e Isabel Pereira Ludka (UFRJ), Ciro Alexandre Ávila (Museu Nacional/UFRJ), Felipe Medeiros, Kátia Mansur e Vitor Nascimento (DRM-RJ).
Agradecimentos: Tamara Toré e Nilton Costa Jr. (DRM-RJ).
Apoio: Refúgio da Pedra Aguda, Marcenaria Santo Antônio e Bar e Mercearia Dalni Tardin
Coordenação: Kátia Mansur, Vitor Nascimento, Flavio Erthal e Francisco Dourado (DRM-RJ).

Rolar para cima