Pedra de Santa Tereza
O QUE É A PEDRA DE SANTA TEREZA?
É um gigantesco monólito de rocha, dos maiores encontrados na região serrana fluminense. No seu topo, com 1.410 metros de altitude, passa o limite entre os municípios de Bom Jardim e Duas Barras junto ao divisor de águas das bacias hidrográficas dos rios Grande e Negro. Na encosta voltada para Banquete encontra-se a cachoeira da Santa Tereza, de grande beleza natural.
Seu paredão rochoso tem 400 metros de altura e se estende por cerca de dois quilômetros (Figura 1a). A área rochosa exposta corresponde a cerca de 100 campos de futebol do tamanho do Maracanã. Do nível da localidade de Banquete até a altitude máxima da Pedra da Santa Tereza há um desnível de 770 metros.
QUAL É A ROCHA DA PEDRA DE SANTA TEREZA?
A Pedra é composta por gnaisse, rocha metamórfica que contém os seguintes minerais: quartzo, feldspato (brancos); biotita, hornblenda (pretos) e granada (vermelha).
Este gnaisse de granulação grossa faz parte da Suíte Serra dos Órgãos (SSO), por isso denominado de Gnaisse da SSO (Figura 1b). Uma importante unidade geológica que ocorre na Região Serrana fluminense e se estende do fundo da Baía de Guanabara até o município de Cordeiro.
QUAL É A IDADE DESTA ROCHA ?
A sua idade de 546 milhões de anos foi obtida através da datação de uma amostra (cerca de 10 quilos) coletada no sopé da montanha. As análises foram realizadas no Centro de Pesquisas Geocronológicas da Universidade de São Paulo.
A idade desta rocha revela um período geológico em que estava sendo formado o supercontinente Gondwana. As colisões entre os antigos continentes geraram intenso magmatismo (fusão das rochas ) e metamorfismo (atuação de altas temperatura e pressão) na base da crosta terrestre, que formaram, entre outras rochas, o batólito e o gnaisse da SSO.
Supercontinente Gondwana
Você consegue localizar no mapa e na seção geológica?
1) O ponto mais alto da Pedra de Santa Tereza; 2) o limite entre os municípios de Bom Jardim e Duas Barras; 3) a Cachoeira de Santa Tereza; 4) os lugares onde ocorrem paredões rochosos.
COMO ESTA ROCHA SE FORMOU?
O gnaisse SSO foi gerado pelo intenso metamorfismo no Batólito Serra dos Órgãos, um extenso corpo de rocha magmática formado em grandes profundidades da crosta terrestre (Figura 3a).
Observe no desenho da seção geológica (Figura 2) que este corpo rochoso ocorre na forma de camada (como um gigantesco colchão) suavemente inclinada para noroeste. A base deste batólito se situa no sopé do paredão principal da Pedra de Santa Tereza (Figura 3b).
A exuberante forma da Pedra na paisagem é o resultado de milhões de anos de lento soerguimento e desgaste erosivo de quilômetros de espessura de camadas rochosas, que expôs o gnaisse SSO formado na base da crosta terrestre.
Materiais erosivos mais recentes são vistos na base da Pedra de Santa Tereza, tais como: os depósitos de tálus, formados por grandes blocos de rocha (matacões) que caíram das encostas íngremes do paredão rochoso.
“A Terra levou alguns bilhões de anos para construir as rochas, os minerais, as montanhas e os oceanos. Proteja esta obra-prima!”
Fonte/Créditos do conteúdo desta página:
Autoria: Prof. Miguel Tupinambá e José Renato Nogueira (Faculdade de Geologia – UERJ); profa. Kátia Mansur (Dept. de Geologia – UFRJ).
Atualização: Prof. Miguel Tupinambá e Marcus Cambra (Faculdade de Geologia – UERJ).
Coordenação DRM-RJ: Thaís Pimenta.