Geoturismo
Esta página é dedicada à valorização e difusão do projeto Caminhos Geológicos e do Geoturismo no município de Bom Jardim. Devido aos atributos ambientais de inestimável valor e grande beleza, dois locais ganharam destaque no Projeto: a Pedra de Santa Tereza, em Banquete (3º Distrito); e a Pedra Aguda, em Barra Alegre (4º Distrito).
Esta importante iniciativa do Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ), disponibiliza o conhecimento geológico sobre aspectos que constituem o habitat de animais e vegetais demonstrando a importância da preservação ambiental e o potencial turístico dos monumentos geológicos.
O que é Geoturismo?
Geoturismo é uma forma de turismo que utiliza como principal atrativo a geologia de uma região. O geoturismo pode se constituir numa alternativa de atividade econômica sustentável, unindo o turismo, a geoconservação e a educação e promover a integração entre geodiversidade, biodiversidade, história, cultura, entre outros aspectos. O geoturismo tem muitas semelhanças com o ecoturismo, mas a diferença é o foco nos conceitos geológicos.
FONTE: Este pequeno resumo foi extraído do website do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo (GeoHereditas) que é um grupo de pesquisa do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc/USP). Nele você encontra importantes informações sobre patrimônio geológico, geoturismo e educação ambiental em geociências, dentre outras.
O Projeto
Em resumo, o DRM-RJ coloca que:
“A geologia é a ciência que estuda a Terra e os processos envolvidos na sua evolução. O conhecimento geológico é fundamental para a manutenção da vida e conservação do planeta, habitat do homem e dos demais seres vivos, que nos fornece o substrato e o material para nossa subsistência.
Como uma demonstração de respeito ao planeta, o projeto Caminhos Geológicos destaca os monumentos geológicos do nosso Estado. Estas formações rochosas espetaculares são transformadas em museus ao ar livre com a colocação de painéis explicativos contando a sua história evolutiva.
O projeto Caminhos Geológicos foi idealizado com o propósito de trazer a cultura da Geologia para o Estado do Rio de Janeiro, uma iniciativa pioneira do Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro. A linguagem utilizada busca no cotidiano das pessoas as comparações com os fenômenos geológicos observados, de forma a “traduzir” a linguagem usada pela comunidade científica para o cidadão comum.
É uma iniciativa pioneira do Estado do Rio de Janeiro e tem como parceiros fixos a TURISRIO – Cia. de Turismo do Estado do Rio de Janeiro e o DER – Departamento de Estradas de Rodagem. Fundamental é a parceria científica desenvolvida com as universidades presentes no Estado (UFRJ, UERJ, UFRRJ, UFF, outras) e empresas públicas e centros de pesquisas (PETROBRAS, CENPES e outros), além do apoio de empresas privadas e prefeituras.”
FONTE: Site DRM-RJ. Consultado em 17/12/2018 às 23h07min.